Perguntas e Respostas (FAQ)

O que é o Ginja?

O Ginja é um programa infantil de educação socioemocional que:

  • trabalha emoções com crianças;
  • desenvolve competências socioemocionais;
  • promove consciência, inteligência, e expressão emocional;
  • melhora a saúde mental.

É para crianças dos 4 aos 7 anos , desde o pré-escolar no jardim de infância até ao 2º ano do ensino básico na escola.

É o único programa de educação infantil que explica emoções às crianças através de vídeos. Também tem canções, sugestões de debate entre adultos de crianças, e atividades manuais de educação emocional para imprimir em casa.

As personagens dos vídeos são fantoches e a personagem principal é o Ginja.

Cada sessão leva entre 15 e 45 minutos a completar. Todo o conteúdo está "online". As psicólogas podem usar o Ginja de forma autónoma, flexível e ao seu próprio ritmo.


Sou psicóloga clínica; como faço para receitar os episódios?

Este é a parte mais diferenciadora do Ginja! Psicólogas inscritas na Ordem têm o direito de "receitar" os episódios para as famílias verem em casa sem custo e sem inscrição. Primeiro, tem que dar o número de cédula aquando da inscrição (ou então enviar-nos um mensagem ou email).

Se for educadora ou psicóloga escolar, pode envolver os pais através de uma turma.

Quando verifcarmos o seu número verá um botão azul "Criar link" debaixo de cada vídeo:

E depois de carregar no botão, verá o "link" de utilização única e botões para enviar por Messenger, Facebook, WhatsApp, email ou para copiar o "link":


Sou psicóloga escolar ou educadora; como faço para envolver as famílias?

Este é a parte mais diferenciadora do Ginja! Educadoras e psicólogas na subscrição mensal com kit e na subscrição anual podem receitar o Ginja para as crianças verem os episódios em casa.

Primeiro, vá à página de turmas (ou carregue no ítem "Turmas e famílias" a partir da lista de conteúdos) e carregue no botão "Criar nova turma":

Depois, preencha os detalhes da turma e carregue em "Criar":

Depois, verá uma página com um "link" para as famílias se inscreverem no Ginja. Pode enviar este "link" aos pais ou carregar nos botões "WhatsApp" ou "email" com um texto pronto a enviar:

Quando são câmaras municipais a adquirir, a visualização do episódio acontece depois de um ecrã que divulga a iniciativa da câmara e botões para seguir a câmara nas redes sociais:


O que é o inquérito KINDL?
Usamos o inquérito KINDL (referência) para medir o bem-estar e qualidade de vida das crianças antes e depois do programa. O inquérito está validado com médias e desvios-padrão e traduzido para português e mais 10 línguas. No fim do ano letivo, enviamos uma análise estatística dos resultados com o impacto do programa nas vossas crianças, por exemplo "O programa Ginja melhorou a saúde mental das crianças em X pontos percentuais, o que é Y a mais do expectável para estas idades."

Quem implementa o programa?
O programa é implementado por psicólogas, docentes ou educadoras na escola. Nós não implementamos o programa porque as crianças desenvolvem melhor a sua inteligência emocional quando aprendem com as pessoas de quem são mais próximas.

O programa cobre o currículo das escolas?

Sim! Cruzámos o Ginja com o currículo no Perfil do alunos à saída da escolaridade obrigatória e o nosso programa trabalha 4 das 10 áreas de competências referidas:

  • relacionamento interpessoal ("reconhecer, expressar e gerir emoções, construir relações", página 25)
  • desenvolvimento pessoal e autonomia ("estabelecer relações entre conhecimentos, emoções e comportamentos", página 26)
  • bem-estar, saúde e ambiente ("relações com a sociedade; responsabilidade social, página 27)
  • consciência e domínio do corpo ("ter consciência de si próprios a nível emocional por forma a estabelecer consigo próprios e com os outros uma relação harmoniosa e salutar", página 30)

Também cruzámos com o Referencial educação para a saúde e o Ginja contribui para dois temas ("saúde mental e prevenção da violência" e "afetos e educação para a sexualidade"), dois sub-temas ("Emoções" e "Relações afetivas"), em 5 objetivos:

  • "Desenvolver o autoconhecimento na sua dimensão emocional" (pág. 19)
  • "Desenvolver a literacia emocional" (pág. 19)
  • "Reconhecer a importância dos afetos no desenvolvimento individual" (pág. 75)
  • "Reconhecer a importância das relações interpessoais" (pág. 75)
  • "Valorizar as relações de cooperação e de interajuda" (pág. 75)

Pode carregar nos nomes acima para ver os documentos originais com partes sublinhadas em que o Ginja contribui.


O custo é por criança, por turma ou por escola?

No caso da subscrição anual com kit educativo, os nossos preços são por agrupamento ou escola privada e abrangem todos os docentes interessados. Os pais das crianças têm acesso gratuito, oferecido pela escola ou pela câmara municipal.

Nos outros casos, os preços são por "utilizador", que é uma conta associada a um "email" e número de telemóvel. Por exemplo, uma psicóloga pode usar o Ginja em casa com os filhos, na escola com os alunos, e na clínica em consulta com os clientes.

A inscrição é gratuita e dá acesso a 1 episódio sem precisar de pagamento. Para o programa completo com 18 sessões, visite a página de planos.


Posso experimentar gratuitamente?

Sim, pode! Estamos tão confiantes que vai gostar do programa que tem uma sessão gratuita para sempre e basta inscrever-se aqui. Se quiser mais sessões, propomos um projeto-piloto gratuito e sem compromisso, em que durante duas semanas terão acesso a uma parte dos nossos conteúdos digitais. Para tal, pedimos que recolham os contactos das pessoas que vão implementar, escolham uma data de início, e nos enviem essas informações por email.


Quanto tempo dura cada sessão?

Cada sessão consiste num vídeo, numa canção, numa coreografia para a canção, num debate sobre emoções e numa atividade manual. Algumas sessões também têm uma história verídica.

No 1º ciclo, as sessões costumam durar 45 minutos a 1 hora. No pré-escolar, as educadoras costumam dividir a sessão em 2, uma com vídeo, canção e conversa (as educadoras param o vídeo várias vezes para conversar), e outra sessão só com a atividade manual (as crianças levam mais tempo a fabricar o material do dia).


Como aceder aos vossos conteúdos ou ao vosso material?

Os nossos conteúdos estão inteiramente "online" no nosso "site". Os pais, educadores ou professores podem aceder aos vídeos por "streaming" e descarregar as atividades para imprimir a casa ou na escola. Se quiser utilizar sem acesso à internet, pode adquirir o pacote completo com DVDs.


Cada pai, professor ou educador tem de dar os seus dados para aceder aos conteúdos?

Sim, o acesso aos conteúdos é inteiramente "online" pelo nosso "site" através de uma conta, que requer um endereço electrónico ("email") ou um número de telefone.


Cada sessão tem diretrizes para a sua implementação junto das crianças?

Sim e não. Muitos educadores dizem que o programa é tão simples que não são necessárias diretrizes de implementação, outros gostam da flexibilidade para implementarem como entenderem dependendo das circunstâncias.

No entanto, muitos educadores implementam cada sessão da seguinte forma:

  • fazem uma chamada em que os alunos, em vez de "presente", respondem com a emoção que estão a sentir (2-3 minutos);
  • mostram o vídeo (5-10 minutos);
  • perguntam às crianças qual era o segredo do Ginja (1-2 minutos);
  • passam a canção de novo para as crianças cantarem (2-3 minutos);
  • inventam uma coreografia para a canção e fazem a dança (5-10 minutos);
  • fazem às crianças as perguntas no debate sobre emoções e falam sobre o segredo (5-10 minutos);
  • lêem a história verídica (quando disponível);
  • fazem a atividade manual (20-30 minutos).

Estas diretrizes são válidas para todas as sessões, que têm todas a mesma estrutura.

O debate sobre emoções tem diretrizes mais específicas para cada dia do programa, com perguntas para fazer às crianças e reflectir. Pode ver um exemplo da primeira sessão aqui.


Os professores e educadores precisam de alguma formação?

Sim. O plano anual inclui formação sobre emoções de 6 horas para professoras e educadoras; psicólogas podem usar essas 6 horas como formação ou como acompanhamento e consultoria.

Se não quiserem formação, podem adquirir o plano mensal, que não requer formação.


Como posso pagar e receber o material?

Pedimos aos pais, educadores e professores que primeiro se inscrevam. Depois, pedimos que usem a sessão gratuita para verem se gostam do programa e se as crianças aderem. Se decidirem adquirir o programa completo, poderão pagar por cartão, débito direto ou transferência bancária. O acesso ao programa é imediato após pagamento e inteiramente "online".

Se necessitar do ciclo orçamento/nota de encomenda/fatura/pagamento/recibo, o valor mínimo é €200 + IVA. Se quiser um valor inferior, pode: (1) comprar através do site e solicitar um reembolso; (2) realizar uma "captura de ecrã" com a data e anexar ao vosso pedido de financiamento (neste caso, o orçamento é válido por 30 dias e não inclui IVA); (3) acrescentar mais materiais do catálogo, ou vários exemplares, para chegar ao mínimo.


Como é que ver estes episódios nos pode ajudar?

Os episódios, só por si, podem ajudar as crianças na "alfabetização emocional", isto é, a terem palavras para perceber o que sentem. Por exemplo, as crianças aprendem que temos quatro emoções básicas (medo, tristeza, raiva e alegria), e que todas as emoções são boas e importantes.

A magia do Ginja acontece quando as crianças seguem o programa com adultos importantes na sua vida, por exemplo familiares ou educadores, porque as relações humanas são a base da inteligência emocional. Graças ao programa, crianças e crescidos têm uma linguagem comum para falar de emoções. Os crescidos percebem conceitos abstractos, como emoções e sentimentos; as crianças gostam de histórias concretas; os nossos vídeos fazem a ponte entre os dois. Nós mostramos situações do dia-a-dia das crianças e damos aos adultos e crianças palavras concretas e histórias tangíveis para falarem sobre problemas, desenvolverem inteligência emocional, e experimentarem um comportamento diferente.

Um exemplo desta magia é esta história verídica do episódio 3, em que a Becas ensina que as emoções são provocadas por pensamentos e acontecimentos:

Era uma vez uma menina de 8 anos que às vezes tinha medo do escuro. Sentia medo sobretudo quando a mãe à noite lhe pedia para ir buscar alguma coisa noutra divisão. O problema era que, com as luzes desligadas, ela pensava que podia estar lá um ladrão... Depois de ver o episódio 3 e com ajuda da mãe, ela percebeu que sentia medo por causa de um acontecimento: as luzes desligadas! Então decidiu mudar o acontecimento. Ao acender as luzes, via que não havia nenhum ladrão e ia buscar as coisas que a mãe pedia sem sentir medo.

Umas semanas depois, apercebeu-se que na verdade, a causa do medo era um pensamento! Se a menina pensasse que estava um ladrão no escuro, ela sentia medo. Se não pensasse que havia um ladrão, não sentia medo. Percebeu que o medo vinha de um perigo imaginário e que, ao escolher o que pensar, podia não sentir medo e ser mais feliz. Então decidiu não pensar que havia um ladrão. Desde esse dia, começou a atravessar a casa no escuro sem precisar de acender a luz e sem sentir medo!


Quem está na equipa?

Esta pergunta é tão frequente que temos uma página com todos os detalhes aqui.


O programa é original?
Sim! Nasceu durante a pandemia em 2020 para dar resposta às dificuldades que as crianças à nossa volta, filhos e sobrinhos confinados em casa, tinham em lidar com as suas emoções. O argumento é escrito por Joana Castelhano e Miguel Morin a partir da sua experiência com crianças e a sua paixão por histórias bem contadas. A ligação de série com o Reino Unido vem do Miguel, que viveu lá durante 5 anos. Foi lá que arranjou os fantoches e fez um episódio de teste em inglês (que pode ver na versão inglesa do site).

O programa tem base científica?

Sim, é! Pode ler a apreciação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e segue um excerto:

"Trata-se de um programa criativo e lúdico, solidamente alicerçado na evidência científica e de utilização muito simples"

De forma mais detalhada, o programa é baseado na evidência científica actual sobre emoções (nomeadamente da Terapia Cognitiva-Comportamental e da Análise Transaccional) e também na nossa experiência pessoal e profissional com emoções e crianças (a equipa é sobretudo a Joana, médica de família, e o Miguel, engenheiro e animador de crianças). Pode ver as mensagens principais de todos os episódios abaixo.

Também contribuímos para o debate público e académico e construção de novos currículos escolares, onde constem programas socioemocionais como o "Ginja". Por exemplo, apresentámos o nosso programa no 11º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (XI CIPCA).

Programas de aprendizagem socioemocional feitos presencialmente em escolas têm um impacto muito positivo nas crianças, como mostra esta revisão da literatura de 213 programas. Concluiu que as crianças nestes programas desenvolvem competências sociais e emocionais, atitudes e comportamentos, e que melhoram o desempenho escolar em 11 pontos percentuais em média. O estudo abrangeu 270 mil alunos do jardim-escola ao secundário.

Incluímos abaixo a evidência científica e bibliografia que serviu para os primeiros seis episódios. Para ver a evidência detalhada para cada episódio, e para ver a evidência que serviu nos outros conteúdos, precisa de se inscrever.

Kabat-Zinn, Jon (2005). "Wherever you go, there you are: Mindfulness meditation for everyday life", capítulo "You can't stop the waves, but you can learn to surf", p. 30, tem a analogia entre prática de meditação e ondas do mar.

Brackett, Marc (2019). "Feelings influence decisions" refere uma experiência (descrita no livro "Permission to feel: unlocking the power of emotions to help our kids, ourselves, and our society thrive", capítulo 2, "Emotions are information", secção "Emotions and decision-making", p. 32), em que professores foram aleatoriamente postos de bom humor ou mau humor (simplesmente passando 5 minutos a escrever sobre um dia bom ou mau) e a dar nota ao mesmo ensaio ("paper") mostrou diferenças de 3 pontos em 20, ou seja que as emoções dos professores afectam significativamente as notas que dão aos alunos. A publicação do blogue vai mais além que o livro e refere que esse efeito desaparece se os professores primeiro reflectirem sobre como se sentem, apercebendo-se que a razão porque não gostam do ensaio é porque estão de mau humor e não pela qualidade da escrita.

Beck, Aaron (1975), "Cognitive Therapy and the emotional disorders", capítulo 2, "Tapping the internal communications", secção "The hidden message" refere o modelo "A, B, C": Acontecimento (activating event), Pensamento (Belief), Consequência emocional.

Fielding, Lara (2015). "Listening to Your Authentic Self: The Purpose of Emotions" (blog) refere que emoções assinalam uma necessidade importante: "Emotions signal a NEED: When something is important to us, we are supposed to feel emotions."

Goldstein, Joseph (2007). "A heart full of peace", p. 46, tem o exemplo que os pensamentos são como o feiticeiro de Oz, que o único poder que têm é o poder que lhes damos, e que para não sermos arrastados pelos pensamentos, uma forma é prestar-lhes atenção e treinar a mente com meditação.

Brackett, Marc (2019). "Permission to feel: unlocking the power of emotions to help our kids, ourselves, and our society thrive" capítulo 6, "L: Labeling emotion", tem a estratégia "If you can name it (an emotion), you can tame it" ou "Se consegues dar um nome à emoção, consegues amansá-la.")


O programa tem resultados?

Sim! A nossa avaliação de impacto interna mostra que 90% das crianças mudam de comportamento: ficam mais calmas, com mais coragem, e mais felizes. Uma avaliação de impacto externa pela Escola Superior de Saúde de Santa Maria mostra que o programa é acessível e eficaz para ensinar consciência emocional e estratégias de regulação. Pode ler os resultados completos na página do impacto.

Também pode ler testemunhos sentidos das famílias na página de testemunhos.


Onde estão os vídeos?

Para ver um exemplo de episódio, um debate sobre emoções e uma atividade, carregue aqui. Para ver mais vídeos, debates e atividades precisa de se inscrever: é gratuito!


Onde posso mostrar os vídeos?

Damos autorização para usar os nossos conteúdos (imagem, marcas comerciais e vídeos) nos seguintes contextos:

  • uso doméstico e familiar: encarregados de educação a mostrarem os conteúdos às crianças em dispositivos móveis, computadores ou ecrãs de televisão;
  • uso escolar e bibliotecário: professores, bibliotecários, ou outros educadores a mostrar os conteúdos aos alunos no computador, num ecrã de televisão, ou num projetor;
  • uso clínico e acompanhamento profissional: profissionais de saúde ou serviços de proteção de crianças a mostrarem os conteúdos aos seus clientes ou utentes.

Em todos estes casos, o Ginja não é um substituto para ajuda profissional, por exemplo de um psicólogo ou psiquiatra, e não deve ser tido como tal.

Todos os outros usos dos nossos conteúdos (imagem, marcas comerciais e vídeos), incluindo por exemplo em cinemas, empresas, eventos ao ar livre, ou televisão (entre outros), estão explicitamente proíbidos sem a nossa autorização prévia, vão contra os termos e condições aquando da inscrição, e podem dar lugar a ação judicial da nossa parte. Se tiver dúvidas, por favor contacte-nos.


O programa é só para crianças dos 4-7 anos?

Fizemos o programa para a faixa dos 4 aos 7 anos e fizemos muitos testes dos guiões e vídeos com crianças desta idade. No entanto, também funciona para outras idades:

  • 3 anos ou menos: sugerimos pôr as canções a tocar ou então descarregá-las (quando passarem da sessão 14) e cantar com as crianças sem precisar de um ecrã. (Ambas opções requerem inscrição.) As canções contêm as mensagens principais da ciência das emoções de forma divertida.
  • 8-17 anos: famílias reportam que adolescentes acham os fantoches e as canções demasiado infantis para eles, mas que também aprendem muito quando ouvem "à boleia" dos irmãos mais novos. Uma estratégia em escolas é a turma ver o Ginja para apresentar às crianças mais pequenas.
  • 18 anos ou mais: muitos adultos e pais reportam que eles próprios aprendem sobre as suas emoções graças ao programa, dizendo que "este curso está feito para mim!" Adultos podem inscrever-se no programa mesmo sem ter crianças.


Quais são as mensagens principais de cada episódio?

Aqui estão as mensagens dos primeiros 6 episódios, baseadas na ciência. Cada episódio tem uma história e uma canção à volta da mensagem para as crianças se lembrarem bem dela.

  1. As emoções são como as ondas do mar: vêm e vão, não as podemos parar.
  2. As emoções são importantes porque influenciam toda a nossa vida.
  3. As emoções são provocadas por acontecimentos ou por pensamentos.
  4. Se tens uma emoção, é porque alguma coisa é importante para ti.
  5. A única forma de não sermos arrastados pelas emoções é prestar-lhes atenção.
  6. Dar um nome às emoções é o primeiro passo para fazer surf nelas.

Para ver todas as mensagens, precisa de se inscrever (porquê?).


Posso descarregar os vídeos ("download")?

Normalmente, não. Por um lado, queremos evitar pirataria dos nossos vídeos com direitos de autor e garantir a sustentabilidade do projeto. Por outro lado, medimos o impacto do projeto a curto-prazo com a utilização do nosso site e a visualização dos vídeos. Por isso, queremos que a visualização dos vídeos seja em "streaming".

Alguns parceiros com quem trabalhamos têm por vezes uma apresentação importante que requer 100% de garantia contra falhas de internet e do nosso site. Esta é uma situação para parceiros institucionais e pedimos que nos contactem para facilitarmos a situação.

Escolas sem internet ou salas de aula sem "wi-fi" podem adquirir o pacote completo com os episódios em DVD para utilização "offline".


Quem são as personagens?
The Puppet CompanyOs fantoches vêm da The Puppet Company Ltd ®, que recomendamos seguirem nas redes sociais em:

Usámos seis fantoches da Puppet Company, a que chamámos os Fantósticos, e desenvolvemos personagens para cada um deles. Por ordem de aparição:

Ginja

O Ginja é empático e percebe o que os outros estão a sentir. A característica dele é que a cada vez que encontra alguém, começa a conversa com a pergunta "Como te sentes?” Tem confiança e gosta de aventura.

Becas

A Becas é uma cientista com espírito prático. Tem uma personalidade um pouco despachada e acelarada. É organizada até ao perfeccionismo e gosta muito de fazer desporto.

Sabichão

O Sabichão é engenheiro e muito intelectual. Fica um pouco atrás em inteligência emocional e relacional e tem pouca empatia. Acha que está tudo nos livros mas depois por vezes não funciona. Quando quis aprender a nadar, leu cinco livros antes de entrar na piscina.

Gabi

A Gabi é divertida, gosta de piadas e de fazer coisas novas. É um pouco "bobo da corte". Costuma estar bem-disposta e tem as coisas desarrumadas e desorganizadas. Prefere ter emoções agradáveis e não sabe o que fazer com emoções desagradáveis, por exemplo entra em pânico quando alguém chora. Tem um pensamento "preto-ou-branco": acha que se tivermos uma emoção desagradável o dia está estragado e já não é feliz. É uma sonhadora, vive para o prazer e para desfrutar. Perde tempo a planear e sonhar, mas acaba por não concretizar.

Gaspar

O Gaspar é um pássaro tucano que passa férias no Brasil. É exótico, gosta de jogar futebol. Às vezes, sente-se diferente dos outros porque é um pássaro. Às vezes tem expressões brasileiras.

Tobias

O Tobias tem uma obsessão com os super-heróis e quer ser um deles. Anda com uma venda nos olhos e uma capa. Gostava de poder voar.


Porque requerem inscrição?

As emoções são um tema sensível. Queremos assegurar que as crianças vêem estes conteúdos com adultos atenciosos, por isso damos acesso aos conteúdos através de inscrição com um endereço electrónico válido.

Este programa infantil é uma sequência de aprendizagens e os vídeos usam as mensagens dos episódios anteriores. A inscrição dá-lhe acesso aos vídeos na sequência certa para as suas crianças perceberem bem o conteúdo educativo.

Também nos permite medir o nosso impacto com o número de famílias e crianças a seguir o programa (medidas de impacto aqui).

Não disponibilizamos os vídeos publicamente porque, como não temos publicidade, o que garante a sustentabilidade do projeto são os nossos direitos de autor.


Como me inscrevo?

Vá à página de inscrição e preencha os seus detalhes.


Como ganham dinheiro?

Somos uma empresa social e a nossa primeira prioridade é resolver os problemas que decorrem das crianças terem baixa inteligência emocional (saber mais).

O nosso modelo de negócio é "freemium" e venda de subscrições "direto ao consumidor": damos acesso gratuito a 1 sessão e pedimos uma contribuição para o acesso ao programa completo.

Os nossos clientes são famílias com crianças entre os 4 e os 7 anos, e também escolas privadas e públicas com 1º ciclo.


Qual é a vossa visão e missão?

A nossa visão é de um mundo melhor, em que as crianças de hoje são os líderes de amanhã e têm alta inteligência emocional e as qualidades de carácter que daí decorrem: trabalho em equipa, coragem, honestidade, empatia, resiliência, gratidão, e consciência social e ambiental.

Para chegar lá, a nossa missão é ensinar crianças a reconhecer o que sentem, perceber a razão e obter o que precisam; e também ajudar os pais e professores a criar um espaço para falar de emoções com as suas crianças.

O nosso primeiro objectivo é a felicidade das crianças.


Porque estão no Facebook?

Usamos o Facebook para divulgar notícias e artigos interessantes. Mas o conteúdo da série está apenas disponível na nossa página e não no Facebook.


O que são os vídeos que partilham no Facebook?

Os vídeos no Facebook não correspondem aos vídeos da série infantil. Fazem só parte da divulgação.


Que dados pessoais guardam?

Só guardamos dados que melhorem a nossa missão de criar impacto com um programa educativo. Decidimos ter poucos ou nenhuns dados que possam ser roubados para minimizar os danos em caso de ciberataque.

Guardamos o seu email porque nos permite comunicar consigo sobre a sua conta e o seu uso dos nossos conteúdos. Também perguntamos o número de crianças que vão usar o programa porque nos permite medir o impacto do nosso trabalho, mas esta pergunta é opcional. Se se regista para uma conta mas não entra no site, apagamos os seus dados pessoais dentro de dias. Pode sempre apagar os seus dados pessoais no fim da lista de conteúdos ("Encerrar conta") ou carregando na ligação para o efeito que está em cada "email" automático do Ginja.


Usam palavras-passe? O que é um código único?

Para nossa e vossa segurança, deixámos de usar palavras-passe. Quando as palavras-passe são complicadas, os utilizadores esquecem-se e pedem uma nova por "email." Quando as palavras-passe são simples, os utilizadores usam a mesma em vários sites. Achámos que dar acesso aos conteúdos do Ginja não valia o risco de termos um ciber-ataque em que perdemos a mesma palavra-passe que um utilizador usa na sua conta bancária.

Para tornar o Ginja mais seguro, quando quer entrar no site, enviamos um "código único" (chamado "one-time password") para o seu telemóvel. É semelhante ao código que recebe no telefone para validar uma transação bancária.

Se usar o Ginja em vários dispositivos, como telefone e computador, precisa de um código único para cada. Depois o dispositivo lembra-se do nosso site por três meses; se usar o nosso site todos os meses num dispositivo, não precisará de mais códigos únicos para esse dispositivo.


O que é ZIP?
Um ficheiro ZIP é um arquivo de vários ficheiros num só, como se fosse uma caixa grande com várias caixinhas dentro. A internet não permite descarregar vários ficheiros de uma vez, como por exemplo todas as canções ou todas as atividades. Então nós juntamos todos esses ficheiros num arquivo ZIP, que é um ficheiro e esse sim pode descarregar de uma vez. Para saber mais sobre como lidar com arquivos ZIP, por exemplo como abrir ou extrair os ficheiros que estão lá dentro, pode ver este WikiHow em português.

Porquê o nome "atletismo emocional"?

O projeto começou na pandemia em 2020. Víamos as crianças à nossa volta com emoções ao rubro, irritadas, tristes sem saber porquê. Decidimos condensar tudo o que tínhamos aprendido sobre emoções e ensinar à próxima geração.

Ao mesmo tempo, saiu a notícia que os jogos olímpicos seriam cancelados pela primeira vez em tempo de paz. Imaginámos o projeto inicialmente como um substituto em que as crianças veriam os nossos vídeos em vez das transmissões televisivas dos jogos. Seriam os "jogos olímpicos das emoções", mas como não o Comité Olímpico Internacional é muito protetor do nome "olímpico", mudámos para "atletismo emocional."

Entretanto, o projeto cresceu, chegou a muitas crianças, e percebemos que "atletismo emocional" era complicado de memorizar e dizer e que as crianças chamavam simplesmente "Ginja." Diziam, por exemplo, "Tens que ver o Ginja". Identificavam o projeto com a personagem, e decidimos aproveitar a ajuda das crianças na divulgação do projeto e trocámos todos os nomes "atletismo emocional" para "Ginja" (exceto nos créditos dos vídeos, que uma vez finalizados são difíceis de mudar).


Quem vos apoia?

O Ginja tem orgulho no apoio internacional de:

The Puppet CompanyAWS ActivateStartup School (YCombinator)

Erro

OK